Menus

12 de set. de 2014

Destinos - Bonaire - Klein Bonaire

Klein Bonaire é uma pequena e desabitada ilha na costa oeste de Bonaire. É considerada um município especial de Bonaire. A ilha tem 6km² e fica somente a 2 metros acima do nível do mar.





Para chegar na ilha é preciso pegar um barco que faz a travessia de 30 em 30 minutos e a distância entre Bonaire e Klein Bonaire é de aproximadamente 800 metros. 



As únicas estruturas da ilha são algumas ruínas de senzalas (estruturas pequenas, de um só cômodo que datam da região período da escravidão), e um pequeno abrigo aberto na praia de frente para Bonaire. Vale a pena passar o dia aqui, mas só se estiver com o kit básico de sobrevivência: muita água e protetor solar, pois faz sol e por mais que estejam acostumados a praia, a força do sol no Caribe é diferente do Brasil; lanche porque não tem nenhuma opção na ilha, então é preciso levar e a máquina fotográfica, porque a ilha é fantástica.
Quando fomos tinha uma galera levando isopor com bebida e comida, pode ser uma boa opção.







As principais atrações para os visitantes são: o mergulho e o snorkel, pois a ilha tem um recife de coral ao seu redor. Pra quem não tem muito o hábito de mergulhar assim como eu, no comçeo é assustador, pois a divisão que podemos ver na coloração da água é devido a um paredão quase de 90 graus que desce bem próximo a beira do mar. A visão ao mesmo tempo que é linda é um pouco assustadora. 

Hoje em dia Bonaire é um dos melhores locais para mergulho no mundo.



História:
De 1849-1854 Klein Bonaire foi usado como um posto de controlo da cólera e de uma estação de quarentena. Todos os navios que transportam frutas e legumes para Bonaire precisava parar em Klein Bonaire primeiro. Se o capitão de um navio não parou ou deixou de relatar quaisquer questões relacionadas com a cólera, ele poderá enfrentar a pena de morte.

Em 1868, Klein Bonaire foi vendido ao "Angel Jeserun" e permaneceram em mãos privadas até 1999. Durante este período, as árvores nativas foram removidas, resultando em um crescimento de matagal do outro lado da ilha. 

O desenvolvimento de Klein Bonaire foi tentado algumas vezes antes da sua constituição como uma reserva marinha. O plano de desenvolvimento final, em 1995, também não teve sucesso e com isso a decisão final foi de preservá-la. Preocupados, os moradores reuniram-se para salvar Klein Bonaire e arrecadar fundos para fazer e Fundação para a Preservação de Klein Bonaire (FPKB). Através de esforços da FPKB, de outras partes interessadas, com verbas do Ministério do Interior e o Fundo Mundial para a Natureza dos Países Baixos e FPKB, a ilha foi comprada com sucesso por 5 milhões de dólares. 

Klein Bonaire agora faz parte do Parque Nacional Marinho de Bonaire e é o lar de tartaruga aninhando fundamentos e flamingos ocasionais.




Montastraea annularis foi o coral mais visitado durante uma pesquisa de 2011

Em torno de 1970 Bonaire começou a se tornar conhecido para mergulho. Como Klein Bonaire foi explorada debaixo d'água, tornou-se claro que a ilha tinha uma ampla gama de biodiversidade e cobertura de coral. Sea Turtle Conservation Bonaire, então chamado de Sea Turtle Club de Bonaire, começou a fazer arranjos para os estudantes de biologia da Holanda, visando a pesquisa sobre praias de desova de tartarugas marinhas. 

Em 1980, Klein Bonaire se tornou um sítio Ramsar.

No dia 21 de novembro de 2001 a Conselho de Ilha finalizado e aprovado um plano de desenvolvimento para Klein Bonaire. A Ilha é designada como uma área protegida e tornou-se parte do Parque Nacional Marinho de Bonaire, gerido pela STINAPA Bonaire, conforme descrito no meio marinho Portaria (2001).

0 comentários :

Postar um comentário