Menus

18 de set. de 2014

Histórias e lendas da catedral gótica de Milão

Com uma belíssima arquitetura medieval e considerada uma das mais belas catedrais góticas do mundo, o Duomo de Milão teve o início de sua construção em 1386 e demorou 400 anos. A demora na construção deve-se ao fato de ter sido pomo de controvérsias e discussões infindáveis entre os mestres arquitetos das corporações de muratori ou pedreiros que intervieram na sua edificação. Foi construído onde antes existiam as igrejas de Santa Tecla e Santa Maria Maggiore. 





Com revestimento de mármore branco rosa de Candoglia, vitrais com as histórias da bíblia do século XIII ao XX (substituídos por pedaços de madeira durante os bombardeios da Segunda Guerra), órgãos seculares, restos romanos nos subterrâneos, a estátua de São Bartolomeu (que segura a própria pele como um manto), 2300 estátuas na parte externa e a cripta de São Carlos.









A fachada foi finalizada em 1813 "as pressas" em 8 anos por odem de Napoleão, que queria coroar-se ali rei da Itália. Para supervisionar a sua construção o duque de Milão instituiu a Veneranda Fábrica do Duomo que ainda hoje é responsável pela conservação, manutenção e obras de restauração da catedral. Com isso é a única igreja do mundo dona da sua própria marmoraria, e a produção é utilizada para sua restauração.



É a quarta catedral em dimensão na Europa, depois de São Pedro no Vaticano, São Paulo em Londres e a Catedral de Sevilha. Feita de 5 naves (1 central e 2 em cada lateral) divididas por 52 colunas de 24 metros de altura cada. É possível visitar a sala onde ficam expostos os tesouro do Duomo.





Visite os telhados da catedral, os detalhes vistos lá de cima são ainda mais surpreendentes. Uma galeria de esculturas a céu aberto, com 135 pináculo e suas respectivas estátuas. Na agulha mais alta da catedral encontramos La Madonnina, uma estátua dourada de Nossa Senhora (a catedral é dedicada a Santa Maria Nascente).


O Duomo foi construído sobre as bases de um primitivo templo romano, e na sua entrada fica a escada que leva às escavações feitas no seu subsolo. Nestas escavações, podem ser vistos ainda os restos do antigo templo e as relíquias que o decoravam. A descida fica localizada junto a entrada da catedral. Lá é possível ver os restos da época romana das antigas basílicas de Santa Tecla (onde hoje é a praça) e de Santa Maria Maggiore (onde hoje é o Duomo). 

0 comentários :

Postar um comentário