Menus

25 de set. de 2014

Informações úteis - Aruba, Bonaire e Curaçao

As famosas ilhas ABC (Aruba, Bonaire e Curação) ficam no mar do Caribe e fazem parte das Antilhas Holandesas. Não é necessário visto para visitar nenhuma das 3 ilhas. A única exigência é o passaporte para transitar pelas ilhas.






Aruba é a mais estruturada para o turismo das ilhas ABC, tem grande influência dos americanos com relação à parte de entretenimento. Assim como as outras, as praias também são ótimas, mas o ponto forte é a estrutura. 
Capital: Oranjestad.

Divi Divi na Eagle Beach
Malmok Beach



Curaçao é a ilha com mais evidências históricas, com raízes holandesas bem evidentes nas construções e no povo. Tem as praias mais bonitas e selvagem das três. 
Capital: Willemstad.

Otrobanda

Playa Kalki


Bonaire é mais selvagem e intocada das ilhas, com seu mar contrastando muito entre o azul piscina e o azul escuro devido as variações de profundidade. Bonaire tem, em sua maior parte, a natureza intocada.
Capital: Kralendijk.

Pôr do sol em Bonaire

Klein Bonaire


Idioma:
Nas escolas das três ilhas as crianças aprendem 4 idiomas, isso mesmo 4 idiomas: holandês, inglês, espanhol e papiamento. O idioma oficial das três ilhas é o holandês, mas o papiamento é muito utilizado. 
O que é o papiamento? a mistura dos outros três idiomas mais o português rsrs isso mesmo um idioma que contempla 4 idiomas. Imaginem como é ouvir esse idioma. 


Moeda:
O dólar é aceito em todas elas, então não se preocupem, não tem como ter problema. A moeda de Curaçao é o Florin das Antilhas Holandesas, em Aruba o Florin Arubano e em Bonaire o dólar. O câmbio do dólar para os Florins (Aruba e Curaçao) é fixo: $1,75 florin para 1 dólar em qualquer lugar.

OBS: Não se assuste, é comum o comércio local dar o troca na própria moeda ao invés de dólar.



Transportes:
Em Aruba e Curaçao alugamos carro e nos ajudou muito, mas na primeira delas o transporte público é mais aparente, em Curaçao recomendamos o aluguel de carros, pois não vimos muitos ônibus/ vans/ táxis circulando pela ilha e isso certamente irá atrasar o roteiro do viajante. Em Bonaire não alugamos carro mas, por termos ficado em um hotel distante do centro, as caminhadas foram longas. Se não quer correr risco, alugue um carro.

Os postos de gasolina são diferentes dos que temos aqui no Brasil. Primeiro pagamos pela gasolina (normalmente na loja de conveniência), dizendo em qual bomba vai abastecer e o valor e depois disso temos que ir até a bomba e abastecermos o carro, estilo self service.

Carro que alugamos em Curaçao


Como chegar:
Aruba e Curaçao tem voos saindo do Brasil e fazendo escala na Colômbia e na Venezuela, optamos pela primeira por motivo de segurança. Havíamos pesquisado e visto muitos turistas com problemas no aeroporto da Venezuela.

Apesar da proximidade a única opção de transporte entres as ilhas é o aéreo. Algumas empresas locais fazem a ponte aérea, como a DAE  e a Insel Air. Fomos de Inselair e não tivemos problema. Independente da companhia, o que observamos é que o atraso é comum nos voos e, em algumas ocasiões, o avião é bem pequeno. No nosso caso um para 15 passageiros.

OBS: Leve dinheiro extra pois a taxa de embarque normalmente não está incluída no bilhete.

Avião de Curaçao para Bonaire


Matérias relacionadas:
Relato sobre nossa viagem - Diário de Bordo - Aruba, Bonaire e Curaçao
Dicas de Aruba - Destinos - Aruba
Dicas de Bonaire - Destinos - Bonaire
Dicas de Curaçao - Destinos - Curaçao


Sites úteis:
Aruba – http://br.aruba.com
Bonaire – http://www.infobonaire.com
Curaçao – http://www.curacao.com/pt 

0 comentários :

Postar um comentário