Menus

28 de out. de 2014

Diário de Bordo - Eurotrip 2013/2014 - Dia 10

Finalmente acordamos cedo! Tínhamos que pegar o carro, alugamos um carro por dois dias com o objetivo de  conhecer seis cidades vizinhas e hoje  seria o dia de Lucca, Pisa e Livorno. Fomos de táxi ate o aeroporto, mas a locadora nao era lá, o taxista nos deixou na porta da locadora, que era a 1 km de distância do aeroporto. O local é um estacionamento muito grande com várias empresas fazendo o serviço de locação de carros e utilizando de forma sistemática as vagas, muito bem organizado. Nossa reserva foi feita pelo site rentalcars.com, a empresa era Sicily Car e o carro que escolhemos pela internet era um Alfa Romeo Mito ou similar, semelhante a um carro comum aqui no RJ. Essa parte da historia é engraçada, o rapaz da locadora preencheu os formulários, fez os procedimentos burocráticos e, depois de tudo concluído e assinado, ele nos deu os documentos do carro e a chave, dizendo em italiano que era outro carro, mas como ele estava de mal humor e só falava italiano, resolvemos ir até o carro ver e depois reclamar. Na hora ficamos assustados, porque queríamos dirigir um carro de uma montadora que não conhecíamos a direção, mas ao ver o veiculo no pátio as coisas mudaram. Era um Peugeot 308 Allure CC (conversível) rs que sorte a nossa, agora era só curtir os dois dias com o "Caballo Nero" nome de batismo do carro rs

Havíamos recebido dicas importantes com relação aos estacionamentos nas cidades ao redor, com isso ficamos preocupados, mas as vias são bem sinalizadas, basta ter atenção que dá certo. Ao entrar em cidades pequenas, observa as placas de parking e pare logo que possível, pois é proibido entrar em cidades muradas com carros de outras cidades.

Logo que pegamos a auto estrada tivemos uma briga com o pedágio rs é bem diferente do Brasil. Não tem ninguém na cabine e lembra muito a entrada de estacionamentos, você aperta um botão, a máquina imprime um ticket e quando você retira da máquina a cancela levanta. Depois de muito pensar com o carro parado, decidimos seguir em frente! Quando chegamos em Lucca, descobrimos que o sistema calcula de forma automática o valor, de acorda com a sua entrada e saída na estrada. A maquina dá troco, tem as orientações na tela e caso tenha dúvida, você pode falar, através de um comunicador na máquina com algum atendente! O complicado foi descobrir essa mecânica toda rs e entender o cara falando italiano. Resumo da opera? Multa rs

Primeira parada Lucca. A manhã estava linda, dia ensolarado e a população da cidade nos pareceu ser voltada as atividades físicas, muita gente fazendo exercícios no entorno da muralha da cidade. Lucca é uma cidade murada, portanto não entre com o carro, pare nos estacionamento ao redor. A cidade é linda, um clima bem agradável e todas as casas e estabelecimentos comerciais mantiveram as construções originais, então a cidade ainda tem o visual da Idade Média. Lucca tem muitas igrejas e algumas praças famosas, visitamos a Catedral de Lucca, o Palazzo Micheletti e fomos para a Torre Guinigi, onde é possível ver a cidade inteira. A subida é cansativa mas o visual compensa e para ajudar na subida as paredes ao longo dos andares da torre conta a historia da cidade em quadros. Depois de um rápido passeio pelas ruas da cidade, fomos para Pisa.

cidade murada de Lucca

Exercício em Lucca
interior da Catedral de Lucca

Catedral de Lucca

Torre Guinigi

História de Lucca em quadros na torre Guinigi

Vista da Torre Guinigi

Da mesma forma que Lucca, Pisa também tem seus estacionamentos e não é permitido o transito de veículos de outras cidades dentro dela, portanto mantenham a atenção nas placas! De longe conseguimos avistar a famosa torre e a cúpula da igreja que ficam no Campo dei Miracoli. Paramos o carro e fomos andando até lá. Dentro ficam a Catedral de Pisa, o Batistério,  o Mosteiro e a mundialmente conhecida Torre de Pisa. Todas as visitas são pagas exceto o pátio principal da catedral. Em Pisa a fome bateu, pois já tinha passado da hora do almoço e, como não queríamos perder muito tempo, fizemos uma boquinha no Burger King!

Pisa - Campo dei Miracoli

Pisa - Catedral de Pisa

Torre de Pisa

Saindo de Pisa rumo a Livorno, nossa última cidade do dia, andamos cerca de 40 minutos e chegamos. Nossa primeira impressão: nada a ver com as outras duas visitadas! Livorno é um pouco maior e, apesar de também ter a  restrição de direção para "forasteiros", havia uma rua, já dentro dos limites da cidade onde pudemos parar o carro de graça (em Lucca o estacionamento fora dos muros custava €1,00/hora e em Pisa a 1ª hora custava €2 e €1 a hora adicional). Era gratuito, mas muito longe da costa, onde queríamos apreciar a vista do mar e do por do sol. Chegamos a tempo de ver (depois de mais de 2km de caminhada!)  porém a vista não encantou. Haviam outras atracões, como um museu de historia natural e um aquário para visitar, mas o cansaço e a hora não nos motivou a ficar. Caminhamos de volta ao nosso Caballo Nero e pegamos a estrada de volta a Firenze.

Centro de Livorno

Por do sol em Livorno

Na chegada, novo dilema: onde estacionar sem quebrar a restrição de direção e evitar uma multa? Olhos atentos nas placas, sinais e no mapa. Conseguimos encontrar um estacionamento pago embaixo da Fortezza de Bassi, que custava €1,60/hora. Saímos da Fortezza e caminhamos seguindo o mapa do celular, conectado no WiFi gratuito da cidade. Sim, em Firenze alguns pontos da cidade é possível se conectar a internet gratuitamente! Por sinal, é o que nos salvou de quebrar a cabeça pra achar o caminho do restaurante que havíamos reservado no dia anterior.

O Buca Mário havia sido indicado por uma amiga e tinha uma carinha bem tradicional. Chegamos uma hora do horário da reserva, e como o restaurante era bem organizado ficamos preocupados se seríamos recepcionados ou se teríamos que esperar nossa hora. Pra nossa feliz surpresa, fomos super bem recepcionados e acomodados por um simpático senhor que trabalha no restaurante há mais de 20 anos. Pedimos a famosa bisteca da casa e uma lasanha à bolonhesa. Os dois pratos estavam deliciosos, a propósito, acompanhado por um vinho maravilhoso indicado pelo sommelier da casa, o Chianti Castello de Verazzano (recomendamos). Depois desse longo dia, só nos restava voltar pro nosso hotel e descansar, amanhã pegaremos a estrada novamente!

Buca Mario

OBS: Katarina Chagas, valeu pela dica, adoramos o restaurante Buca Mario ;)

Resumo dos gastos:
Alimentação: Burger King - €13,60 - Buca Mario €101
Aluguel carro: U$117 (duas diárias)