Menus

29 de jun. de 2014

Diário de Bordo - Eurotrip 2013/2014 - Dia 1

Iniciamos a nossa trip saindo do Rio de Janeiro (GIG) por volta das 21:40. Voamos de Iberia que, para nossa surpresa, atrasou um pouco, mas nada grave.
Nosso vôo foi tranquilo, dormimos a maior parte do tempo. Estávamos exaustos da correria que tinha sido o dia (terminar de arrumar malas, Leo ainda trabalhou...) e pra completar o avião só tinha aquelas TVs no corredor e não nas poltronas, ou seja, um convite ao sono. Só acordamos mesmo para as refeições, que foram razoáveis.

Nosso primeiro destino no velho continente foi uma longa conexão de 8h em Madrid. Tínhamos duas opção de conexão 6 e 8h. Optamos pela mais longa para dar uma passeada pela cidade e não ficar mofando no aeroporto. Valeu a pena! A cidade é bonita e o tempo passou bem rápido

Chegamos na capital espanhola as 10h, horário local e, após uma paradinha para informações técnicas compramos os tickets do metrô na estação do aeroporto, em um quiosque de informações e vendas de bilhetes turísticos.

Bilhete metrô free 1 dia - €16,80 (vale mais a pena do que comprar o avulso).

Pegamos o metrô no aeroporto (linha 8), fizemos uma troca de linha na estação  Nuevos Ministerios, de lá pegamos a linha 10 sentido Puerta del Sur e descemos na estação Plaza de España.

Seguimos pela Gran Via em direção a Puerta del Sol, mas no meio do caminho não tinha uma pedra, mas tinha uma Zara! Parada estratégica para comprinhas e seguimos para Puerta del Sol e Plaza Mayor.

A Puerta del Sol é um dos pontos turísticos mais famosos de Madri. Atualmente é uma grande praça, onde desde 1950 encontra-se o quilometro zero das estradas espanholas e a Real Casa de Correos (atual sede da Presidência da Comunidade Autónoma de Madrid) onde destaca-se o relógio da torre que faz tradicionalmente a contagem decrescente para a entrada do novo ano todos os anos. Originalmente a Puerta del Sol era um dos acessos do muro que rodeava Madri no século XV. O nome da porta provém de um sol que adornava a entrada.

Puerta del Sol

Ane na Puerta del Sol

A Plaza Mayor fica a poucos metros da Puerta del Sol, bem no centro de Madri. É uma praça retangular, rodeada de todos os lados de edifícios de três pisos, sendo a sua entrada apenas possível através dos nove pórticos. Tem 129 metros de comprimento e 94 de largura. Existem ao todo 237 varandas ao longo de toda a praça.
No final do ano a Plaza Mayor abriga maior feira de Natal da cidade, com diversas barraquinhas vendendo artigos natalinos e gente praticamente brotando da terra!! rss

Plaza Mayor

Leo na Plaza Mayor

Depois de muitas fotos e uma boa caminhada, filamos a internet free do McDonald e fomos comer no restaurante tipico espanhol: Burger King..rs €15.

Satisfeitos com a culinária local (rs), voltamos de metrô para o aeroporto de Barajas.

Novamente a Iberia nos surpreendeu, pois faltando uns vinte minutos para o embarque, trocou o portão para o lado oposto no aeroporto.

Bela caminhada e, adivinhem?
Mais um leve atraso no vôo, agora já não tão impressionado como no primeiro atraso.
O vôo durou cerca de 2h e chegando em Linate, nos informamos com um funcionário do aeroporto para descobrir como chegar ao nosso hotel no centro de Milão.

Pegamos o ônibus 73 (€3), descemos na Plaza San Babila, de lá pegamos o metrô sentido Sesto (€3,00), linha vermelha, descemos na estação Porta Venezia e de lá fomos andando para o hotel Ibis Milano Centrale.

Chegamos e fomos correndo jantar no restaurante do hotel, Restaurante Open que, com o perdão do trocadilho, já estava quase Closed (rs).

Os pratos eram servidos no estilo do Spoletto, sendo que nesse caso, só escolhíamos um ingrediente. Comemos um gnhochi a ragú (bolonhesa) e um pene a carbonara, pedimos um vinho local que não conhecíamos, honesto no preço porem não muito saboroso (€32).

Depois de nos instalarmos, tivemos a grata surpresa de descobrir que o chuveiro estava jogando água para o banheiro inteiro, menos pra onde deveria.  A Ane, depois de muito custo, conseguiu entender o inglês do interior do Kansas da recepcionista do hotel que nos trocou de quarto. No novo quarto o chuveiro funcionava mas a TV não. Novo dialogo com o inglês "macarrônico" da recepcionista. Ela nos enviou um técnico que cutucou a TV de todas as formas possíveis, mas no final a solução foi trocar de tomada! Aff...

Fomos dormir por volta das 3 da manhã, tentando fazer tudo (roteiro do dia seguinte, relato do dia, controle de gastos, ler mails e é claro candy crush), mas não conseguindo fazer nada!

Resumo dos gastos:
Alimentação - €47
Transporte - €22,80
Hospedagem - €136 (2 noites)