Menus

14 de ago. de 2014

Bauernfest - Festa do Colono Alemão em Petrópolis - RJ

A Bauernfest comemorou este ano sua 25ª edição, unindo passado e futuro na programação. Na segunda maior festa alemã do Brasil, estiveram lado a lado a tradição herdada dos colonos germânicos de Petrópolis e a modernidade da vida na Alemanha de hoje, encantando e divertindo o público. Neste ano (2014), a festa cresceu, ampliando sua área. A Casa da Educação Visconde de Mauá, na Praça da Confluência, se juntou ao Palácio de Cristal, seu jardim e à Casa do Artesanato, na Rua Alfredo Pachá, abrigando diferentes atividades e espaços.

A festa acontece durante duas semanas e é parada obrigatória para quem quer curtir uma linda noite em Petrópolis.

Bauernfest


Entrada Bauernfest


As novidades deste ano foram além das polcas, valsas e “hailanders” tradicionais nos bailões animados por bandas no Palácio de Cristal, o público teve uma moderna opção de dança ao som da música eletrônica, com horários e repertório musical direcionados às diferentes faixas etárias – dos adolescentes aos veteranos. Dentre os DJs que se apresentaram, um destaque internacional: o alemão Holger Beier, ícone desse estilo de música no mundo inteiro.





O Consulado Geral da Alemanha no Rio de Janeiro levou a exposição “Buddy Bears - A Arte da Tolerância". A exposição é constituída de esculturas de ursos com 2m de altura cada, que representam diferentes países e são pintados com motivos culturais por artistas locais. Nesta edição, um dos ursos, “Integração”, veio diretamente da orla carioca para a serra, participar da festa como um verdadeiro embaixador. “Buddy Bears - A Arte da Tolerância" representa um movimento cultural vigoroso surgido em Berlim, em 2001, com o propósito de promover maior entendimento entre os povos do mundo através da arte. A exposição já passou pelos cinco continentes e está em sua 26ª edição.



Exposições culturais ganharam mais espaço neste ano. Agora são três, também colocando em foco passado, presente e futuro: “Consumo Sustentável”, promovida pela Consulado Geral da Alemanha;  “Volkstanz – O Olhar Folclórico sobre a Saga dos Colonizadores", promovida pela Associação de Grupos Folclóricos da Alemanha;  e “25 Anos da Bauernfest: Memória e Tradição”, mostra fotográfica produzida pela Prefeitura, através da Fundação de Cultura e Turismo.

Exposição Volkstanz


Apresentações dos grupos de danças folclóricas alemãs, shows musicais, concertos, apresentações teatrais e circenses, bailão animado pelas bandas germânicas e sua música contagiante, concursos (Chopp em Metro, Chapéu Mais Enfeitado e Poesia) e filmes alemães, além das barracas de artesanato, de comida típica, muito chope e cerveja – incluindo as artesanais.








0 comentários :

Postar um comentário