Menus

5 de set. de 2014

Destinos - Curaçao

Curaçao é uma ilha que reúne lindas praias, lindos locais para snorkel e mergulho, centro histórico rico e com construções típicas holandesas e opções interessantes para compras. A maioria das opções de hospedagem ficam na região central, assim como o comércio e a parte gastronômica da ilha. Em nossa opinião as melhores praias ficam sentido Westpunt. Como a ida até essa parte da ilha pode durar até 1 hora, vale a pena alugar um carro. Quanto mais tempo melhor, é claro, mas como nem tudo é perfeito acho que em 5 dias da pra conhecer bem a ilha.

Quando ir

Durante o ano todo. Curaçao não está na rota dos furacões que atingem o Caribe. A época com menos chuva vai de fevereiro a julho e a mais chuvosa vai de outubro a dezembro, mas não costuma chover muito. A temperatura não tem grandes oscilações durante o ano, com média de 28°C. Nós fomos para lá em Dezembro e nem sinal de chuva. Os turistas costumam ir mais no período de julho e agosto. 

Moeda

A moeda oficial é o Florim das Antilhas Holandesas, mas não compensa levar do Brasil, além da dificuldade de ser encontrado a cotação será péssima.

A melhor opção para viajar é o dólar, pois circula livremente por Curaçao e a cotação dele é fixa: 1 dólar = 1,77 florins. A abreviação do florim é nafl. Lá em Curaçao eles chamam o florim de guilder. Apesar da cotação do dólar ser fixa, muitos estabelecimentos comerciais acabam usando uma cotação superior caso você pague em dólares e a maioria não devolve troco em dólares e sim em florins.

Importante: Se você for conciliar Aruba e Curaçao na mesma viagem, fique atento, as moedas das ilhas são diferentes. Em Curaçao é o Florim das Antilhas Holandesas e em Aruba é o Florim Arubano.


O que fazer


Praias: As mais bonitas ficam próximas de Westpunt, no extremo noroeste da ilha. Abaixo algumas dicas das praias.



Knepa Grandi - Em minha opinião é a praia mais bonita de todas com água fluorescente e um visual de tirar o fôlego. Na lateral da praia tem um pequeno bosque que leva a vizinha Knepa. Do bosque e da praia, o visual é encantador e pra quem gosta de fotografar, esse é um excelente local. 
Knepa Grandi

Cas Abao - Algumas praias de Curaçao cobram o estacionamento e essa é uma delas, mas a cobrança não é cara e o visual compensa. Na beira do mar encontramos muitas pedrinhas que podem incomodar pra quem fica parado por ali, mas com a água convidativa, não pense duas vezes, entre na mar e curta a praia. Cas Abao tem um ótima estrutura para receber os visitantes, tem bar, restaurante, duas empresas de mergulho, duchas, serviço de massagem e um plataforma no mar que fica amarrada na praia e as pessoas utilizam para mergulhar e tomar sol. 
Cas Abao

Playa Kalki - Uma praia pequena mas agradável. Com uma loja para mergulho e um pequeno cais para embarcações menores, essa praia é ótima para relaxar e esquecer do mundo. Tem estacionamento na entrada (gratuito).

Playa Kalki
Playa Grandi ou Playa Piskado - Pequena praia de pescadores. O visual na chegada não é muito atraente, comparado à outras praias de Curaçao, mas a praia tem sua beleza. Vale a recomendação que recebemos ao chegar na praia: "Cuidado com os pertences no carro", não tivemos problema, mas não custa ficar atento.

Playa Grandi


Playa Forti - Localizada na beira de um paredão rochoso, essa praia tem uma bela vista aérea. Alguns bares na parte superior da praia, areia marrom e algumas corajosas crianças pulando dos paredões de 10m são frequentes na praia.

Playa Forti


PortoMari - Localizada no estado privado de Plantages, na costa oeste da ilha. A praia é de fácil acesso e boa para a prática de snorkel e mergulho.Na praia existe uma operadora de mergulho e um bar com boa variedade de comida e bebida.

PortoMari


Daaibooibaai - Pequena e perto da cidade. É possível fazer snorkel nos arrecifes rochosos.

Daaibooibaai


Playa Lagun - Serve de chegada para pequenos barcos de pescadores. A praia é bem pequena e nas laterais muitas árvores manchineel fazendo sombra para quem preferir. Boa opção para o mergulho infantil, por ter águas calmas e claras, até sentado na areia é possível ver peixes.

Playa Lagun

Baya Beach/ Tugboat - Com um naufrágio do final da década de 80 o mergulho é imperdível, inclusive de snorkel. Por mais remota e afastada que seja a praia, ela é bem tranquila. A vida marinha nos arredores do barco é bem rica com grande variedade de peixes. A praia já foi um porto de abrigo para a Royal Dutch Shell e ainda é possível encontrar um grande navio "largado" na lateral dela.
Como a praia não tem nenhuma sinalização com o local do naufrágio, não é tão fácil de achar, mas eçe fica na lateral esquerda da praia, vá sem medo.

Baya Beach/ Tugboat


Centro:
O centro de Curaçao é dividido em dois bairros, Punda e Otrobanda, e são cortados por um canal. A famosa ponte flutuante Queen Emma liga os dois bairros e serve para a travessia de pedestres. A ponte se movimenta para a passagem de navios pelo canal e, nessas ocasiões, ele é fechada para o público. É disparado um alarme e todos que desejam atravessar saem correndo para chegar ao final dela, um caos controlado e divertido.

Ponte Queen Emma


Punda é o bairro mais charmoso do Centro, aqui ficam os casarões em estilo holandês que são considerados Patrimônio da Humanidade pelo UNESCO. Em Punda também encontramos diversas lojas com bons preços, o famoso mercado flutuante, bares e restaurantes.

Punda


Otrobanda fica localizado do outro lado do canal, e os destaques são o Rif Fort, com diversas opções de restaurantes, o camelódromo margeando o canal e o Museu Kurá Hulanda.

Otrobanda


Kueba di Hato: Caverna localizada ao norte de Willemstad, em Roosevelt Weg. A história do local é bem bacana, primeiramente habitada pelos índios Arawak e posteriormente utilizada como esconderijo pelos escravos que fugiam. A caverna conta com algumas pinturas rupestres. Antes de qualquer habitante, essa caverna ficou por milhões de ano submersa e na era glacial que surgiu, junto com Curaçao. O local fica aberto todos os dias e as visitas só podem ser feitas com guia do próprio complexo.

Kueba di Hato


Sea Aquarium: Localizado ao sul da ilha, o Sea Aquarium foi inaugurado em 1984 no porto de Bapor Kibra. Único no mundo com águas abertas (significa que a água do mar é bombeada permanentemente para dentro do aquário). Dentre as principais atrações do parque, gostei do show do leão marinho, a alimentação do tubarão lixa no aquário e o "snorkeling"  ou mergulho para dar comida para as tartarugas marinhas, arraias, tubarões e outros peixes.

Sea Aquarium


Para maiores detalhes, veja nosso diário de bordo sobre Curaçao

0 comentários :

Postar um comentário