Menus

20 de out. de 2014

FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty

Não percam essa excelente oportunidade de conhecer a cidade colonial de Paraty e de quebra participar da FLIP. A primeira Festa Internacional de Paraty ocorreu em 2003 e seu sucesso foi imediato, graças à qualidade dos autores participantes, a excelência da estrutura física e da organização do evento e, ao charme da cidade, colocando Paraty no roteiro mundial de eventos literários, como os festivais literários de Hay-on-Wye (País de Gales), Adelaide (Austrália), Harbourfront (Canadá), Berlim (Alemanha), Edimburgo (Escócia) e Mantua (Itália). 

A FLIP é um festival literário que acontece todos os anos em Paraty, normalmente na primeira quinzena de julho e tem a duração de 5 dias (quarta à domingo). Idealizado pela editora inglesa Liz Calder e organizado pela Associação Casa Azul, uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) presidida pelo arquiteto Mauro Munhoz. 



Tem uma programação de quase 200 eventos, distribuídos em: Programação Principal, FLIP - Casa da Cultura, FlipZona e Flipinha, além da OFF-FLIP, um circuito paralelo de eventos literários que ocorre no mesmo período. 

Desde seu primeiro ano a FLIP sofreu algumas modificações como a mudança de nome, passando de Festival Literário Internacional de Parati para Festa Literária Internacional de Parati, além de sua duração, que passou de três para cinco dias. A FLIP utiliza o nome Parati, assim mesmo com “i”, para realçar que a Festa é “Parati/Para Você”, tornando ainda mais convidativo o evento. 



A programação da FLIP possui a seguinte estrutura: começa numa quarta-feira com uma conferência de abertura e um show (do qual já participaram Chico Buarque, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil, João Donato, Luiz Melodia, Paulinho da Viola, Elza Soares e Adriana Calcanhotto). O evento principal são as aproximadamente vinte “Mesas” onde os autores debatem e lêem trechos dos seus livros. As Mesas podem ser vistas na Tenda dos Autores, um auditório de 850 lugares, ou ao vivo em telão com tradução simultânea, na Tenda do Telão, com capacidade de 1400 lugares. A FlipZone e a Flipinha são uma série de eventos culturais, incluindo oficinas, peças de teatros e conversas com autores, para adolescentes e crianças, respectivamente. Pré-estréias e exibições de filmes, leituras de peças teatrais, exposições e debates ocorrem na Casa da Cultura de Paraty como programação oficial da FLIP. Paralelamente à FLIP, ocorre as programações não oficiais, especialmente aquelas organizadas pela OFF-FLIP e por editoras que alugam algumas casas dentro do centro histórico para realização de eventos voltados à literatura. 




0 comentários :

Postar um comentário