Menus

5 de nov. de 2014

Diário de Bordo - Eurotrip 2013/2014 - Dia 12

Como hoje o dia seria mais calmo, sem estradas e peregrinações nas cidades vizinhas, nos despreocupamos um pouco com a hora de acordar. Pela manhã visitamos a Galleria dell'Accademia e conhecemos o famoso David de Michelangelo. A Galeria foi fundada juntamente com a Accademia di Belle Arti em 1784 pelo então Grão-Duque da Toscana Pedro Leopoldo. O propósito da criação era estabelecer um núcleo de ensino de arte que agrupasse outras escolas existentes, como a já famosa Accademia delle Arti del Disegno. A Galeria da Academia foi fundada para proporcionar aos estudantes acesso a um grupo seleto de obras de arte que serviriam como estímulo e exemplo para estudo e desenvolvimento dos futuros artistas.

Em 1873 o David de Michelangelo foi incluído no acervo da galeria, vindo da sua posição original na Piazza della Signoria para dentro de um espaço especial da sede da Galeria.

O museu é bem rico e apresenta algumas obras de Michelangelo e de outros ícones mundiais da arte. Tem também um acervo de pinturas e esculturas de artistas não tão famosos, mas com um talento fora de série. Ficamos em torno de duas horas apreciando o museu.

Galleria dell'Accademia - David de Michelangelo

Galleria dell'Accademia

A cidade de Firenze é um museu a céu aberto! Obras de arte estão espalhadas por toda a cidade, de forma organizada e mantendo sua originalidade.

Próxima parada: Palazzo Vecchio. O Palazzo Vecchio foi construído no século XIII e é o símbolo da cidade de Firenze, juntamente com Santa Maria del Fiore e o David de Michelangelo. O palácio já teve várias denominações ao longo da sua história: Palazzo dei Priori, Palazzo della Signoria, Palazzo Vecchio.

Firenze foi a capital de Itália entre 1865 e 1871 e o Palazzo Vecchio tornou-se a sede do Governo. Atualmente é a sede da Prefeitura de Firenze e um museu. As salas do Palazzo Vecchio são ricas em história e segredos, alguns dos quais ainda não desvendados.

O Palazzo é lindo, um pouco maior do que a Galleria dell'Accademia. No final do passeio descobrimos, por acaso e por sorte, que existia um tour guiado chamado "Tour Secreto". Como todo viajante sortudo, conseguimos agendar o tour com o nosso bilhete para o dia seguinte às 11h30min. O tour custa €2 (mais o valor pago pelo ingresso do Palazzo Vecchio) e deve ser pago dez minutos antes, no ponto de informações dentro do Palazzo Vecchio. Pelo jeito e restrição do número de pessoas o passeio deve ser bem interessante.

Palazzo Vecchio

Depois que saímos do Palazzo, fizemos uma leve parada para tapear a fome com um calzone e seguimos para o Palazzo Pitti, que tem diversas atracões dentro dele. Devido ao horário de fechamento não valeria a pena entrarmos e decidimos voltar par visitar o palácio no dia seguinte, depois do tour secreto.

Palazzo Pitti

No jantar comemos em um restaurante perto do centro e voltamos cedo pra casa.