Menus

5 de jul. de 2014

Diário de Bordo - Aruba, Bonaire e Curaçao - Dia 7

Primeiro dia do ano!
Devolvemos o carro e fomos para a praia do hotel Blue Bay, onde o André e a Luciane estavam hospedados. Almoçamos na praia e depois eles nos levaram ao aeroporto. 

Praia do Blue Bay


Próxima parada Bonaire.

Bonaire nasceu a partir de erupções vulcânicas e é uma grande montanha debaixo d'água, encimadas por uma grande profusão de corais.

Descoberta por navegadores espanhóis em 1499, por Alonso de Ojeda e Américo Vespucio. Inicialmente chamada "Ilha de Brasil" (lindo nome rs). 

Os holandeses compraram Curaçao em 1634 para fazer de base naval durante a guerra com os espanhóis. 
Em 1636 Aruba e Bonaire tornaram-se colonia holandesa. 
Em 1639, começaram a produzir sal e hoje em dia é uma parte importante da economia, tal como o mergulho.
No período entre 1800 e 1816 a ilha foi controlada por piratas franceses e ingleses.
Em Janeiro de 1986, passou a ser território do Reino dos Países Baixos, que se compunha, então, de Países Baixos, Antilhas Holandesas (Bonaire, Curaçao, Saba, Santo Eustáquio e São Martinho) e Aruba.
Em 10 de Outubro de 2010, as Antilhas Holandesas foram dissolvidas, ficando Bonaire com o estatuto de município especial dos Países Baixos, tal como Santo Eustáquio e Saba.

O voo foi tranquilo, por mais preocupante que possa parecer, um avião de 15 lugares não é tão perigoso assim, eu acho rs


Avião - 15 lugares
Assentos e cabine




Algumas curiosidades do voo. Cabine do comandante totalmente aberta para a tripulação; sem assento marcado, pode escolher e sentar; sem ar condicionado; as bagagens não são despachadas, cada passageiro coloca ela no bagageiro e na decolagem o avião balança bem. Apesar disso tudo foi incrível. A viagem demorou 25 minutos e a aterrissagem é mais suave do que os aviões grandes.

Aeroporto de Bonaire

Chegando em Bonaire, passamos pela imigração e tivemos uma certa dificuldade de arrumar táxi, afinal no primeiro dia do ano e, provavelmente, os taxistas estão repousando. Depois da espera, conseguimos a ajuda de um local que estava no aeroporto e enfim pegamos o táxi, o local era um instrutor de mergulho e nos deu algumas dicas da cidade. 

Ficamos na Caribbean Chillout Apartments, tipo uma pousada, localizada na capital Kralendijk. O local é bem bonito e organizado, mas fica afastado do Centro. A dona da pousada é tipo hippie, muito atenciosa. Essa pousada eu indico tranquilamente. Além de tudo ainda é a "sala de cinema" da ilha. Alguns dias eles exibem filme ao ar livre.

Caribeean Chillout Apartments


Como queríamos conhecer a ilha, conseguimos pegar uma carona com a dona da pousada e fomos até o centro da ilha, onde os cruzeiros costumam atracar. Visitamos a orla, uma feira local e jantamos em um restaurante na beira da orla pra ver o por do sol.

Orla no centro de Bonaire

Por do sol


E pra voltar? Por sorte a Fabiana decorou o caminho TODO. Como não vimos nenhum meio de transporte público e muito menos táxi, tivemos que voltar andando pra pousada! Uma caminhada de 35 minutos pelas ruas do centro e estradas escuras e sem sinalização. Graças a Deus a Fabiana memorizou o caminho perfeitamente. 



Estrada - Retorno tenso


Gastos do dia:
Blue bay - U$21
almoço blue bay - U$22
taxi - U$4
lembranças - U$12
jantar - U$15

Câmbio:
1 Real = 833,33 Pesos colombianos
1 Real = 0,80 Florim das Antilhas holandesas 

0 comentários :

Postar um comentário