Menus

11 de out. de 2014

8 Micro nações ao redor do mundo

Existem diversas micro nações espalhadas ao redor do mundo. Porque essas micro nações não se transformam em países? Infelizmente não é tão simples assim. Para se tornar um país é preciso de um território definido, uma população permanente, um governo e a capacidade de formar relações com outros países. Além dos itens anteriores, não existem leis que definam o que é ou não um país.

A independência nem sempre é tão simples somente cumprindo esses pré requisitos. É comum que pretendentes à novos países sofram para ganhar qualquer soberania real sem algum tipo de reconhecimento internacional.

Um caminho "mais fácil" para aceitação internacional é conseguir o consentimento do "Estado pai", mas normalmente esse consentimento não acontece sem sangue. O Sudão do Sul por exemplo, só conseguiu esse feito ao fechar um acordo de secessão com o Sudão em 2011. Com isso, o país mais jovem do mundo conseguiu entrar nas Nações Unidas e no FMI, se consolidando como país.

O "Estado pai" não tem a palavra final para que um país ganhe reconhecimento internacional. A objeção da Sérvia com relação à independência de Kosovo, não impediu que a comunidade internacional o reconhecesse como um novo país. De maneira similar, Taiwan é tão reconhecida quanto a República da China desde 1949, apesar de a China ainda reivindicar a posse do território.

Existem algumas micro nações que ainda não conseguiram se tornar um país, separamos algumas.


Grão-Ducado de Westarctica
Westarctica é um trecho selvagem do oeste da Antártida, não reclamado até 2001, quando um americano Travis McHenry fundou, através de uma brecha no suposto do Tratado da Antártida, um conjunto de acordos sobre como a comunidade internacional trata a Antártida. Essencialmente, o Tratado da Antártida proíbe os países de reivindicar território na Antártida Ocidental, mas não proíbe especificamente a indivíduos de fazê-lo. McHenry alegou que o território era seu, em seguida, fundou um país. A Antártida não tem população nativa de humanos, e como tal não tem Westarctica cidadãos durante todo o ano. No entanto, alguns centros de pesquisa têm sido enviados para lá, e como micro-nação imprime selos e moedas, que estão disponíveis para colecionadores.

Tamanho : 1.610.000 km2
População : 0, geralmente
Soberano : Jon-Lawrence Langer, o Grão-Duque de Westarctica

Grão Ducado de Westarctica

Mapa Westarctica

Moeda comemorativa Westarctica



Akhzivland
Depois que o governo israelense tentou demolir sua casa, Eli Avivi declarou independência e foi reconhecido pelo Ministério do Turismo Israel como uma micronação. Atualmente, Eli investe fortemente em seu território para atrair turistas do mundo inteiro.

Akhzivland

Bandeira Akhzivland

Visto Akhzivland


Filettino
Para reduzir os custos administrativos, os habitantes desta pequena vila italiana se fundiu com a aldeia vizinha e pensaram: Por que não declarar independência? Foi isso que aconteceu. A micro nação tem a sua própria moeda, estabeleceu um brasão e fez uma Constituição.

Tamanho: 77 km²
População: 550

Filettino



Valáquia
No coração da Europa, um reino prospera, não conhece crise econômica e todos os súditos são bem humorados e felizes.  É um lugar rico em cultura e em criatividade. Há um castelo do século 13 abandonado lá no alto. Embaixo está a cidadezinha, também medieval, cercada de vilarejos com prédios não menos históricos. Fundada em 1997 pelo fotógrafo Tomáš Harabiš, que reuniu amigos para criar um reino. Esta micro nação foi criada em um canto da República Checa com a intenção de atrair turistas.
Tomás inventou também um modo de tornar todo e qualquer visitante um valaquiano. O passaporte custa o equivalente a R$ 20 e quem quiser, pode adquirir o seu. Eles já fizeram passaporte para 80 mil cidadãos. Com a documentação você pode receber a ''bênção'' do rei. O castelo fica a menos de dez quilômetros do ''ministério das relações exteriores''. Mas para parecer que o reino é grande, a viagem é de avião.

Valáquia

Valáquia


Sealand
Micro nação localizada em um forte a cerca de 10 km da costa da Inglaterra. É provavelmente a micro nação mais conhecida do mundo, devido as suas histórias bizarras e intrigantes. Era originalmente um forte usado na Segunda Guerra Mundial projetado para deter ataques aéreos alemães. Em 1967 , Paddy Roy Bates ocupou a fortaleza do mar (então chamado John Knock) e a usou para executar uma estação de rádio pirata. Ele e sua família têm afirmado a fortificação como uma nação independente e soberano, inclusive emitindo passaportes. Bates afirmou que a nação foi concedido como um Estado de fato, quando a Alemanha enviou um diplomata lá, e em 1968 uma decisão judicial do Reino Unido afirmou que devido à sua localização em águas internacionais, está fora da jurisdição britânica.

Tamanho: 0,00055 km²
População: 27 (estimativa de 2002)
Soberano: Michael Bates

Sealand

Sealand


Other World Kingdom (Reino do outro mundo)
O Reino Outro Mundo é simplesmente um resort localizado na República Tcheca que declarou-se uma nação soberana. É um matriarcado, o que significa que os homens são governados por mulheres , e abaixo da rainha (que é a monarca absoluta) há vários níveis de nobreza para as mulheres. O propósito declarado do OWK é "obter o maior número criaturas do sexo masculino sob o domínio ilimitado das Mulheres Superiores em todo território tanto quanto possível." Existem múltiplas tarefas para os homens, que são considerados escravos e tem "o mesmo nível de um animal de fazenda normal". O território, embora pequeno, é constituído por vários edifícios e áreas ao ar livre, incluindo câmaras de tortura múltiplas. Ela mantém seus próprios passaportes, moeda, força policial, a bandeira do estado, banners, e hino nacional.

Tamanho : 0,02 km2
População : Varia
Soberana : Sua Real Majestade a Rainha Patricia I

Other World Kingdom


Principado de Hutt River
Fundado por Leonard Casley em 1970. A micro nação foi formada quando cinco famílias que possuíam fazendas na área do rio Hutt se envolveram em uma disputa legal com o governo da Austrália em torno das cotas agrícolas de trigo. Essencialmente, as famílias tinham produzido uma quantidade de trigo que excedeu em muito o que eles foram informados que poderiam vender legalmente.

Tamanho: 75 Km²
População: 20 moradores
Soberano: Sua Alteza Real o Príncipe Leonard I

Principado de Hutt River


República da Molossia
Localizada em Nevada - EUA, conhecida como república das bananas e basicamente composto pela casa do Presidente Kevin Baugh. Esta figura estranha com estilo de ditador, que usa uniforme militar e óculos de sol grandes. A Molossia tem um hino, um posto dos correios e suas próprias leis, incluindo a proibição de todas as coisas do Texas.

Tamanho: 58 km²
População: 6
Soberano: Presidente Kevin Baugh

República da Molossia


0 comentários :

Postar um comentário