Menus

6 de out. de 2014

Diário de Bordo - Eurotrip 2013/2014 - Dia 6

Para fugir um pouco da nossa rotina de viajantes preguiçosos, acordamos cedo e fomos direto para a estação de barco de Veneza, mais uma vez de Vaporetto (como um ônibus em Veneza). De Vaporetto fomos para o ponto da estação de trem de Veneza. O transporte aqui é não é barato se convertermos para Real, €7 a viagem, mas tem uns pacotes de passagens que valem mais a pena. Em todas as estações tem placas explicativas sobre os pacotes de passagens.

Portal de Verona

Havíamos comprado antecipadamente os bilhetes de trem para Verona (estação Porta Nuova), mas vimos que não tem necessidade pois podem ser adquiridos facilmente nas bilheterias ou nas máquinas da Trenitalia. Não sabemos se outra companhia faz esse percurso, mas essa é uma boa opção, pegamos o trem Frecciabianca. Como dito nos dias anteriores, a organização e a pontualidade ferroviária italiana é ótima, chegamos em Verona mais ou menos uma hora depois do embarque, conforme dizia no bilhete.

Frecciabianca

Infelizmente estava chovendo, mas nada que nos desanimasse, estávamos dispostos a conhecer a cidade, independente do tempo. Da estação de trem dá pra ir andando até o centro de Verona e fomos lendo as placas e caminhando até lá. Os principais pontos turísticos da cidade ficam bem próximos, é possível fazer todo o percurso a pé, saindo da estação de trem (Porta Nuova) é só seguir as placas.

Primeira parada: Arena di Verona. Situada em uma praça bem bonita, a arena é extraordinariamente conservada e é utilizada para concertos e eventos. A Arena de Verona é um anfiteatro romano, conhecido pelas monumentais produções de ópera que nela são apresentadas. É uma das estruturas do seu tipo que se encontram melhor conservadas. A visitação é paga, mas conseguimos uns italianos na fila que nos convidaram para formar um grupo e pagarmos com desconto (grupo com no mínimo 15 pessoas - preço individual €6,00 e para o grupo sai por €4,50). Dentro da arena percorremos os corredores internos, a arquibancada e conseguimos até descer na arena onde os gladiadores lutavam. Experiência bem interessante para quem gosta dessa parte da história. Pisar no solo e imaginar todas aquelas batalhas... nos sentimos no filme Gladiador.

Arena di Verona

Ao sair da arena, pegamos informação com a funcionária de como faríamos para chegar na famosa casa de Julieta. No caminho para nosso destino, ficamos boquiabertos com as ruas bem organizadas, com muitas lojas de grife e as construções antigas totalmente conservadas. Infelizmente nossa tão querida e esperada chuva resolveu aparecer com um pouco mais de força. Nada disso nos impediu, afinal estávamos no clima de romance, íamos conhecer a famosa sacada onde Romeu e Julieta declaravam o seu amor e onde poderíamos passar alguns minutos contemplando o cenário.

Piazza Erbe

A casa de Julieta fica bem próximo da Piazza Erbe, muito bonita por sinal. Andando pela rua, procurando a famosa casa, eis que nos surge um grande tumulto de gente e, identificamos a casa e o clima não romântico da mesma! A casa fica no meio de uma vila, e estava lotada de turistas, uns querendo fotografar a sacada, outros querendo tocar no seio da estatua de Julieta, outros escrevendo juras de amor na parede ou no chiclete que era colado na parede, lojas vendendo souvenirs do local e a entrada para a casa de Julieta para fotografar na sacada (lotada)! Fizemos o roteiro do turista sem sentimento, tiramos fotos com a estátua, escrevemos na parede mas a sacada lotada era demais rs. Não esperem viver um momento romântico como nos filmes que se passam no local, pois a quantidade de gente e barulho é grande no local.

sacada da casa de Julieta

Estátua de Julieta

Muro dos apaixonados

Passamos pela Piazza Erbe e fomos visitar o Castelvecchio, um lindo castelo as margens do rio Ádige. O castelo abriga um museu com o mesmo nome e uma arquitetura linda. Sou suspeito de falar, pois sou apaixonado por castelos e construções medievais, mas vale muito a pena a visita. Conseguimos tirar ótimas fotos da murada do castelo.

Castelvecchio

Vista de Castelvecchio para o rio Ádige

Vista da frente de Castelvecchio

Fomos embora do castelo com fome e encontramos uma pizzaria no caminho de volta chamada Pizzeria Al Taglio Doge, optamos pelos panzerottis! Uma senhora muito simpática e sorridente, que nos pareceu trabalhar sozinha, esquentou no forno e nos serviu, deliciosos panzerottis!

Ah sim.. A chuva... Nos acompanhou no percurso todo e nos levou de volta à ferrovia, mas nada que nos impedisse de contemplar e recomendar para todos uma visita à Verona. Compramos os bilhetes e pegamos o trem de volta planejando chegar em Veneza por volta das 18h. Mas, os trens da Itália tão elogiados até hoje, já não são mais os mesmos. Nosso trem, da Trenitalia, enguiçou no meio do caminho e ficamos umas duas horas parados no meio do nada e sem muita atenção por parte da empresa, que a cada momento dizia que ia demorar mais X minutos. Depois de muito jogar no celular e dormir o trem retornou até a estação de Montebello. Mudamos de sentido para aguardar um novo trem na chuva. Ficamos mais uma hora esperando o novo trem, nós e outros poucos conseguimos abrigo em uma marquise, mas a maioria ficou na chuva por uma hora esperando o trem e quando ele chegou ainda demorou uns dez minutos para abrir a porta. Essa parte foi complicada, pois perdemos boa parte da tarde devido a esse problema, mas fazer o que, percalços no caminho de volta! Continuo recomendando a utilização dos trens, mas vale dar uma rezada antes pra tudo dar certo ;)

Chegando em Veneza por volta das 22h o nosso novo desafio foi de encontrar um restaurante aberto, mas achamos um perto do nosso hotel chamado Bar Novo. Fomos os últimos clientes do dia e tivemos que fazer o pedido bem rápido, porque apesar de simpática a garçonete não nos deu muita atenção. Terminamos a refeição e fomos para o hotel.